CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Site Oficial
da Confederação
Brasileira de
Handebol

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Buscar

CBHb no Facebook CBHb no Twitter CBHb no YouTube CBHb no Instagram

Brasil estreia no Gjensidige Cup

Quadrangular disputado em Oslo, na Noruega, é prévia para o mundial masculino

Como preparação para o Mundial de Handebol Adulto Masculino da Alemanha-Dinamarca 2019, a equipe da Seleção Brasileira chegou à Noruega no último dia 27 de dezembro para a primeira fase de preparação e treinamento. Na tarde de ontem (02/01), os jogadores seguiram para Oslo em concentração para a estreia no quadrangular ​Gjensidige Cup 2019 contra a Holanda, que acontecerá hoje (03/01).


Completando o torneio, Noruega, a sediante, e Islândia fazem o jogo de abertura, também hoje. Logo após o Torneio 4 Nações Escandinavo, a Seleção Brasileira seguirá para a Alemanha para realizar a segunda etapa do treinamento e para disputar a primeira fase do Mundial, em Berlim.


Apesar dos problemas de lesão que resultaram em cortes na equipe, o técnico da equipe Washington Nunes ressalta que a fase de treinamento foi excelente. “Chegamos ontem a Oslo e  hoje iniciamos os jogos com a Holanda. Acredito que vai ser um bom período de competição, mas acima de tudo, esse período aqui é de percurso ainda porque teremos uma fase de treino na Alemanha antes da estreia. Portanto acredito que estamos num bom caminho​", afirma Nunes.


A relação final que disputará o ​Gjensidige Cup 2019,​ em Oslo, e seguirá para o

Campeonato Mundial na Alemanha-Dinamarca é: 


Leonardo Tercariol e César Almeida, goleiros;

Fabio Chiuffa e Rudolph Hackbarth, pontas direitas; 

José Toledo e Gustavo Rodrigues, armadores-direitos; 

Henrique Teixeira, central;

Guilherme Valadão, Thiagus Petrus, Thiago Ponciano, Haniel Lângaro e, Raul Nantes, armadores-esquerdos;

Cleryston Novais e Felipe Borges, pontas esquerdas; 

Alexandro Pozzer e Vinicius Teixeira, pivôs.


De acordo com o fisioterapeuta da seleção, Gustavo Barbosa, ter bastante atenção a todos os detalhes é importante, principalmente da programação em relação à mensuração das cargas. “Isso para que a gente consiga tentar controlar toda a intensidade, todo o trabalho dos meninos para não gerar nenhum tipo de sobrecarga e nenhuma lesão​. Afinal, ainda que seja elaborada uma série de intervenções para prevenção, o esporte nesse nível de competição que eles estão tem bastante contato, carga e intensidade, o que pode gerar algumas lesões​”, diz Barbosa. 


O COB - Comitê Olímpico Brasileiro - forneceu dois equipamentos de extrema importância e que estão ajudando bastante a recuperação dos atletas.


Com 730 gols pela seleção e almejando chegar aos mil, o maior pontuador da equipe, o ponta esquerda Felipe Borges, que joga no Tremblay Handball da França, afirma que o objetivo como sempre nesta competição é superar os limites e continuar a mostrar no cenário internacional (mundiais/olimpíadas) que o handebol brasileiro está melhorando. “Sempre jogar um torneio ou um amistoso antes nos dá a motivação e o ritmo para chegar bem preparado ao mundial"​, diz ele.


Segundo Borges, nos três últimos mundiais foram sempre eliminados com a diferença de um gol. “O que nos deixa muito triste, porém também nos motiva em saber que podemos e devemos passar esse obstáculo, o qual nos incomoda nos últimos anos“​, diz o jogador.


Dos dezesseis atletas escalados, três atuam no Brasil e, dentre eles, o armador esquerdo Guilherme Valadão, do Taubaté/FAB/UNITAU, com 176 gols pela seleção e seu terceiro Mundial Adulto. Para Valadão, há muito o que se esperar desta equipe, pois ​ainda é uma seleção nova, com jogadores novos, mas já com muita experiência europeia.​ “Aqui mesmo dentro da seleção nós sempre comentamos que quanto mais experiência, mais responsabilidade. Logo, essa cobrança é normal vir. Nós temos que lidar com elas porque faz parte do nosso trabalho. E acho que isso é super positivo. Em Alguns momentos claro que não é totalmente positivo, mas em grande parte nos faz crescer e treinar mais.  E quando vem uma demonstração de carinho e até um elogio, aí sim nós sabemos que nosso trabalho tá sendo muito bem feito​”, diz o atleta.


Os jogos do ​Gjensidige Cup 2019 serão no ​Oslo Spektrum ​e ​Nordstrandshallen​, em Oslo - Noruega, entre hoje (03/01) a  06/01, nos seguintes horários [Brasília]:


03.01.19 (Hoje) 

15h15min - Noruega x Islândia 

17h30min - Brasil x Holanda


05.01.19 (Sábado)

12h30min - Brasil x Islândia 

15h15min - Noruega x Holanda 


06.01.19 (Domingo) 

12h30min - Islândia x Holanda

15h15min - Brasil x Noruega

Apoiador Oficial

Cola Oficial

Apoio

Links

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol