A cada dia que passa se tornando cada vez mais uma potência quanto a produção e obtenção de NFTs e Ativos Digitais, o Brasil, de acordo com a empresa de reunião de estatísticas e consultoria, Statista, teria superado países como China, Estados Unidos e Alemanha, no ranking de maiores consumidores de produtos do tipo no mundo.
A empresa divulgou que pelo menos 5 milhões de brasileiros já possuem um token digital em sua coleção, número esse que representa cerca de 2,3% da população e ocupando o segundo lugar no ranking geral, atrás apenas da Tailândia, com 5,6 milhões de colecionadores.
No entanto, é interessante observar o cenário dessa grande expansão no corporativa no Brasil, que passa por um contexto que envolve uma das maiores paixões do povo brasileiro, os esportes.
Os NFTs e ações com Criptomoedas envolvendo esportes, clubes, atletas e lendas, dão os números da onde saem todo esse crescimento.
Por conta desse artifício, que passa desde Fan Tokens para NFTs, o segmento cada dia mais seduz novos adeptos e fãs dos mais variados esportes para fazer parte desse novo movimento tecnológico.
Além do esporte, os games é outro dos grandes responsáveis pelo boom de investimentos no Brasil.
Porem, até mesmo nos Jogos envolvendo Blockchain ou Tokens Não Fungiveis, o esporte não escapa, já que coleções e games do gênero a todo momento são criados envolvendo Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis e etc.
Prova maior desse sucesso é a plataforma Sorare, que conta com seu Fantasy Game de futebol baseado em cards, onde o jogador minta seu time a partir de NFTs, que são as cartas do jogo, que além de serem usadas para entrar em torneios, também servem para compra, venda e troca, em uma rede totalmente estável de ETH (Ethereum).
O futuro dos Ativos Digitais esportivos no Brasil
Como todo esse hype e de fato promessa de desenvolvimento cumprida, a expectativa a partir de especialistas quanto ainda mais crescimento da industria no Brasil é animadora.
Apresentada pela marca especializada em blockchain, Chainalysis, foi apontado que somente entre janeiro e abril de 2021, mais de 144 bilhões de reais foram movimentados com a indústria de NFTs. E esse número ainda cresce mais se for levado em conta todo esse ano até aqui, com os valores chegando a 192 bilhões de reais.
Para o futuro, ainda segundo a pesquisa da Statista, as receitas quanto a Tokens Não Fungíveis no Brasil devem crescer 439% até 2026.
Em entrevista ao Blog ‘Máquina do Esporte “, a CEO da IDG (International Digital Group), Sylmara Multini, justificou o aumento da procura por NFTs esportivos com o significado de agregar um artefato valioso não só monetariamente, mas também sentimentalmente para o usuário.
“A criação de um NFT ou o lançamento de um fan token agrega muita experiência ao colecionador. Sabemos que a aproximação do público com o ídolo, neste caso um jogador ou um clube, na maioria das vezes é restrita. Esses ativos garantem esta aproximação de maneira simples, muitas vezes trazendo interações do torcedor com o ídolo, algo que ajuda os fãs a se sentirem ainda mais perto daqueles que admiram”, analisou Sylmara.