Cada dia mais entrelaçados, assim como vem acontecendo em grandes esportes como o futebol e o basquete, o mundo dos ativos digitais e das competições automobilísticas vem firmando parcerias de sucesso a cada dia que passa. E não foi diferente com a Nascar, um dos principais eventos esportivos do mundo, que teve como projeto, a distribuição de NFTs.
Em parceria com a Speedway Motorsports, empresa dona de oito pistas onde ocorrem as corridas da Nascar, a exchange GigLabs criou um mercado próprio de NFT para um dos eventos ocorridos em setembro do ano passado.
Chamado de RaceDayNFT.com, o marketplace foi o primeiro na história da Nascar a criar uma linha de tokens não fungíveis (NFT) para a competição.
O RaceDayNFT abriu com a disponibilização de 10.000 espécies de bilhetes em forma de NFT para a corrida, que além de imagem, possuem áudios e efeitos sonoros dos carros e pilotos. Os tokens foram inclusive distribuídos de forma gratuita na época, algo que também chamou muita atenção dos fãs, além da já inovação de introduzir a Nascar no ambiente de cripto ativos.
Dos 10 mil, 500 são considerados NFTs de “ouro”, que representaram uma raridade e precificação extra conforme sua escassez.
O futuro das criptomoedas e NFT na Nascar
Em anúncio na época da corrida e da parceria entre a empresa de NFTs e a Nascar, o diretor da Speedway Motorsports, Mike Burch, foi quem trouxe a ideia sobre a revolução na indústria do esporte automobilístico e como pode ser importante a introdução do meio de ativo digital as corridas automobilísticas mais queridas em boa parte do território americano, onde é super reconhecida e adorada, abraçando toda uma comunidade que já coleciona artigos da Nascar.
“Colecionar sempre foi uma grande parte do fandom da NASCAR, sejam dados moldados ou pessoas que colecionaram nossos programas de eventos. Então pensamos:‘ Como podemos trazer isso para o nosso lado do mundo, nosso negócio?”, revelou Burch, sobre como chegaram à ideia.
Prova da proximidade e proporção da marca Nascar ao lado das Criptomoedas, foi a forma como optou por ser pago um dos principais corredores da categoria, Landon Cassill.
O piloto se tornou o primeiro no esporte em todas as categorias automobilísticas a optar por ser pago totalmente em Criptomoedas. Essa atitude vem se tornando cada vez mais comum nos esportes, no entanto, por ser um dos primeiros, Landon se destacou e analisou a entrada dos ativos digitais em seu esporte.
“Se as entidades da NASCAR puderem criar uma maneira que seja compreensível e não intimidante e faça sentido e dê a esses fãs a propriedade sobre as coisas que eles amam – os pilotos, as equipes e as pistas que eles amam – acho que definitivamente poderia ter sucesso, contanto pois fortalece a comunidade e capacita os fãs de corrida”, avaliou.
Os NFTs da Nascar ainda são desenvolvidos de forma sazonal e podem ser comprados junto aqueles que possuem os tokens não fungiveis adquiridos durante sua época de distribuição.
A venda pode e deve ser feita em marketplaces ou locais seguros dentro da web3 para garantir a veracidade e segurança da peça que hoje é tida como uma verdadeira obra valiosa.