Com as Olimpíadas de 2024 cada vez mais próximas, a expectativa para aquele que é considerado o maior evento esportivo do mundo, sobe junto a popularização do criptoativos. Sejam criptomoedas, NFTs ou o Metaverso, o universo do web3 já está inserido lado a lado ao esporte. Tendo isso em vista, visando a inovação, Michel Cadot, um governador francês, sugeriu ao governo de Paris que adotem o sistema de NFT na compra e venda de ingressos para as Olimpíadas.
A iniciativa de Cadot veio junto de um relatório enviado ao gabinete de Paris de mais de 30 páginas, onde o político traz os principais pontos para a adaptação à nova era.
Cada um que obtivesse seu ingresso/NFT, teria um código QR gerado via uma tecnologia Blockchain, que já é consolidado no meio, sendo enviados dias antes aos compradores. Os ingressos seriam válidos apenas próximos do perímetro de cada evento, evitando assim fraudes e a venda de “ingressos” por meio de cambistas, sendo assim, válidos também somente por um período de tempo.
Entre os pontos estão a segurança, a inovação e o crescimento do sistema de NFT que, na visão de Cadot, será revolucionário e irá dominar o mercado em breve.
Ingressos em NFT trazem praticidade e segurança
Um dos focos da ideia do político na sugestão da criação de ingressos NFTs para as Olimpíadas em 2024, é a segurança.
Tendo exemplos recentes, coincidentemente em Paris, envolvendo a venda de ingressos e confusão por isso, o que ocorreu na final da Champions League de 2022, onde diversas pessoas que alegavam ter ingressos invadiram o estádio, palco da final.
Os ingressos se tornando tokens não fungíveis (NFTs), traz a questão da exclusividade, personalização e intransferibilidade dos itens, já que cada NFT é único e tem seu próprio rastro digital.
A praticidade entra na questão, quando aqueles que compraram os ingressos, poderão recebê-los via QR CODE ou por SMS, dias antes do evento do qual irá assistir. Isso junto a segurança da criptografia, segundo Cadot, alavancaria a velocidade e organização do evento.
Apesar de tudo aquilo que tem a ver com cripto ativos estar em queda livre no momento, especialistas apontam uma subida em breve que dependendo do que houver no futuro, daqui dois anos a ideia de ingressos NFT seja óbvia.
A teoria seria colocada em prática em um modo de testes antes das olimpíadas. Seja em eventos esportivos rotineiros, como o campeonato de futebol francês ou até a Copa do Mundo de Rugby, que também será disputada em Paris.
Caso as iniciativas dessem certo, além da substituição dos ingressos tradicionais por NFTs nas Olimpíadas, o modelo seria adotado para todos outros eventos disputados no estado.
Por enquanto, times da NFL, principal liga de futebol americano do mundo, são os pioneiros na venda de ingressos/NFTs.
No Brasil, o São Paulo se tornou o primeiro time de futebol do país a vender ingressos por criptomoedas.
Esses exemplos são provas de que a evolução da web3 está cada dia mais próxima do esporte e do entretenimento, que é o foco principal dessas atividades.