A Premier League enfim entrou no mercado Web3. A maior liga de futebol do mundo fechou acordo com a Sorare, empresa especializada em colecionáveis digitais, famosa pelo seu Fantasy Game baseado em cartas com o mesmo nome.
Segundo a emissora britânica “Sky News”, o contrato entre PL e Sorare é de quatro anos e o valor do negócio gira em torno de 30 milhões de libras, mais de 180 milhões de reais.
Já parceira oficial da maioria das grandes ligas europeias, como a LaLiga (Espanha), Bundesliga (Alemanha) e Série A (Itália), o projeto de encorporar a Premier League em seu catálogo é um sonho antigo, que vem desde o início do projeto.
Atualmente a Liga Inglesa de Futebol é a mais badalada do mundo, dona de grandes contratações e famosa por apresentar o melhor futebol do mundo.
O acordo demorou pra sair devido a resistência da English Football Association, responsável por gerir o futebol no país, em aceitar esse tipo de investimento na liga, temendo a represália de torcedores leigos no assunto ou que por um acaso encararem a parceria como um incentivo a gastar seu dinheiro de forma inapropriada no site da Sorare.
Em anúncio oficial, a Sorare comemorou a notícia, valorizando muito a entrada da liga no projeto.
“A Premier League é uma competição verdadeiramente global e tem sido o lar de tantos momentos e jogadores icônicos nos últimos 30 anos. Como fãs de futebol, essa parceria é algo com que sonhamos desde que fundamos o negócio”, analisou a marca.
O que fez a Premier League mudar de ideia em relação a Sorare?
Como dito anteriormente, não é de hoje a tentativa de investida da Sorare na Premier League. Desde 2021, as propostas foram muitas, chegando a boatos de ofertas que superam o dobro do que acabou fechando agora. Mas o que teria feito a Premier League mudar de ideia em relação a entrada do mercado Web3 na liga.
Estabelecida como a maior liga de futebol do mundo, a Inglaterra conta também com a maior quantidade de patrocinadores milionários e projetos de investimento dos mais variados tipos, que trazem o retorno de sucesso esperado. E apesar da resistência e jogo duro com o mercado de NFTs, a Premier League se viu sem escolha quando, por conta própria, a maioria dos gigantes da liga passaram a por conta própria trazer o mercado de NFTs e Criptomoedas para si.
Os maiores exemplos são Arsenal e Manchester City, que tem dois dos mais badalados Fan Tokens do mercado.
Além disso, a Premier League viu a concorrência, já que ligas como a alemã e italiana hoje são consideradas exemplos de sucesso junto a Sorare, com cards e parcerias valiosíssimas, que rendem ações milionárias.