As ambições de uma das maiores marcas do mundo quanto a Web3 parecem ter atingido seu auge, isso porque, a Adidas poderá em breve incluir criptomoedas no seu portfólio milionário de investimento e ações na indústria.
A notícia foi dada pela encabeçadora do projeto Web3 da Adidas, Erika Wykes-Sneyd, que em entrevista ao portal de notícias web3 “Decrypt”, confirmou o interesse da marca alemã em entrar com tudo nesse mercado em 2023.
De acordo com a Head, a ideia é criar uma Cripto própria para comprar tênis da Adidas, uma ideia que inclusive vem sendo estudada também por sua maior concorrente, a Nike.
No entanto, segundo especialistas e até mesmo Erika, não será tão simples montar esse sistema em comparação a outros mais simples já conhecidos no nicho.
“Não é uma proposta cara, especialmente quando não há barreiras claras para comprar tênis e roupas que queremos com moedas fiduciárias. No entanto, já discutimos isso, mas não sei se realmente resolve o problema”, revelou durante o evento NFT Paris, no fim de janeiro.
Ultimamente, marcas esportivas e de moda tem sido mais propensas a desenvolver suas primeiras experiências criptográficas no mercado, focando em nutrir comunidades e fazendo entregas digitais exclusivas, assim como pretende a Adidas, que caso se concretize, tem tudo para ao lado da Nike, monopolizar também essa área.
Essa não seria a primeira ação de fato da Adidas no ambiente web3, já que a marca já comprou até mesmo um Token Não Fungível (NFT) da coleção Boring Ape Yacht Club (BAYC), em dezembro de 2021, e depois lançou 30.000 NFTs de sua própria coleção no mesmo mês.
Tal ação já foi um sucesso, que em sua estreia de “Into the Metaverse”, a gigante do esporte acabou arrecadando 23,4 milhões de dólares em uma tarde, ou seja, mais de 100 milhões de reais.
Apecoin pode ser exemplo para Adidas em ação Cripto
Ainda segundo declarações da Head da Adidas Web3, Erika Wykes-Syned, a Apecoin (Criptomoeda baseada na coleção BAYC) e algumas outras moedas que estão sendo usadas como inspiração na hora de pensar no projeto Cripto da Adidas.
“A Apecoin e outras moedas lançadas recentemente tem sistemas de pagamentos interessantes, e pode ser surpreendente se a Adidas usar do mesmo gênero para lançar drops exclusivos para comunidades e moedas específicas. Acho que isso pode ser mais atraente para nós”, afirmou Erika.
Dando um exemplo de funcionamento de sistema, os usuários podem colocar na lista de permissões suas versões de tênis favoritas, o que alinha a tecnologia Web3 com a estratégia corporativa mais ampla da Adidas. Com estratégias baseadas em tokens, a comunidade criptográfica pode vencer os bots sem ter que esperar que os sapatos saiam e obtenham um L (loose/perder um leilão).
Ou seja, antes mesmo de um drop surpresa ou lançamento, o usuário pode ficar de olho com suas Criptos a postos para comprar o item antes que ele esgote.