Brasil estreia no Gjensidige Cup

Brasil estreia no Gjensidige Cup

Quadrangular disputado em Oslo, na Noruega, é prévia para o mundial masculino

Como preparação para o Mundial de Handebol Adulto Masculino da Alemanha-Dinamarca 2019, a equipe da Seleção Brasileira chegou à Noruega no último dia 27 de dezembro para a primeira fase de preparação e treinamento. Na tarde de ontem (02/01), os jogadores seguiram para Oslo em concentração para a estreia no quadrangular ​Gjensidige Cup 2019 contra a Holanda, que acontecerá hoje (03/01).

Completando o torneio, Noruega, a sediante, e Islândia fazem o jogo de abertura, também hoje. Logo após o Torneio 4 Nações Escandinavo, a Seleção Brasileira seguirá para a Alemanha para realizar a segunda etapa do treinamento e para disputar a primeira fase do Mundial, em Berlim.




Apesar dos problemas de lesão que resultaram em cortes na equipe, o técnico da equipe Washington Nunes ressalta que a fase de treinamento foi excelente. “Chegamos ontem a Oslo e  hoje iniciamos os jogos com a Holanda. Acredito que vai ser um bom período de competição, mas acima de tudo, esse período aqui é de percurso ainda porque teremos uma fase de treino na Alemanha antes da estreia. Portanto acredito que estamos num bom caminho​”, afirma Nunes.




A relação final que disputará o ​Gjensidige Cup 2019,​ em Oslo, e seguirá para o

Campeonato Mundial na Alemanha-Dinamarca é: 



Leonardo Tercariol e César Almeida, goleiros;

Fabio Chiuffa e Rudolph Hackbarth, pontas direitas; 

José Toledo e Gustavo Rodrigues, armadores-direitos; 

Henrique Teixeira, central;

Guilherme Valadão, Thiagus Petrus, Thiago Ponciano, Haniel Lângaro e, Raul Nantes, armadores-esquerdos;

Cleryston Novais e Felipe Borges, pontas esquerdas; 

Alexandro Pozzer e Vinicius Teixeira, pivôs.




De acordo com o fisioterapeuta da seleção, Gustavo Barbosa, ter bastante atenção a todos os detalhes é importante, principalmente da programação em relação à mensuração das cargas. “Isso para que a gente consiga tentar controlar toda a intensidade, todo o trabalho dos meninos para não gerar nenhum tipo de sobrecarga e nenhuma lesão​. Afinal, ainda que seja elaborada uma série de intervenções para prevenção, o esporte nesse nível de competição que eles estão tem bastante contato, carga e intensidade, o que pode gerar algumas lesões​”, diz Barbosa. 




O COB – Comitê Olímpico Brasileiro – forneceu dois equipamentos de extrema importância e que estão ajudando bastante a recuperação dos atletas.




Com 730 gols pela seleção e almejando chegar aos mil, o maior pontuador da equipe, o ponta esquerda Felipe Borges, que joga no Tremblay Handball da França, afirma que o objetivo como sempre nesta competição é superar os limites e continuar a mostrar no cenário internacional (mundiais/olimpíadas) que o handebol brasileiro está melhorando. “Sempre jogar um torneio ou um amistoso antes nos dá a motivação e o ritmo para chegar bem preparado ao mundial”​, diz ele.




Segundo Borges, nos três últimos mundiais foram sempre eliminados com a diferença de um gol. “O que nos deixa muito triste, porém também nos motiva em saber que podemos e devemos passar esse obstáculo, o qual nos incomoda nos últimos anos“​, diz o jogador.




Dos dezesseis atletas escalados, três atuam no Brasil e, dentre eles, o armador esquerdo Guilherme Valadão, do Taubaté/FAB/UNITAU, com 176 gols pela seleção e seu terceiro Mundial Adulto. Para Valadão, há muito o que se esperar desta equipe, pois ​ainda é uma seleção nova, com jogadores novos, mas já com muita experiência europeia.​ “Aqui mesmo dentro da seleção nós sempre comentamos que quanto mais experiência, mais responsabilidade. Logo, essa cobrança é normal vir. Nós temos que lidar com elas porque faz parte do nosso trabalho. E acho que isso é super positivo. Em Alguns momentos claro que não é totalmente positivo, mas em grande parte nos faz crescer e treinar mais.  E quando vem uma demonstração de carinho e até um elogio, aí sim nós sabemos que nosso trabalho tá sendo muito bem feito​”, diz o atleta.




Os jogos do ​Gjensidige Cup 2019 serão no ​Oslo Spektrum ​e ​Nordstrandshallen​, em Oslo – Noruega, entre hoje (03/01) a  06/01, nos seguintes horários [Brasília]:




03.01.19 (Hoje) 

15h15min – Noruega x Islândia 

17h30min – Brasil x Holanda




05.01.19 (Sábado)

12h30min – Brasil x Islândia 

15h15min – Noruega x Holanda 




06.01.19 (Domingo) 

12h30min – Islândia x Holanda

15h15min – Brasil x Noruega








CONTINUE LENDO

COMPARTILHE

MAIS LIDOS