Classificado para a final da Libertadores, com um pé na final da Copa do Brasil, e na cola do líder Palmeiras na busca pelo título do Brasileirão, o sucesso do Flamengo, invicto já a 13 jogos, vem refletindo não só dentro de campo, mas também fora dele. Um dos pioneiros na introdução de Fan Tokens no futebol brasileiro, o Mengão vou seu ativo digital crescer grandes valores junto do bom desempenho do time dentro das quatro linhas.
O ótimo desempenho do Flamengo que já ultrapassa a marca de 30 dias, acompanha a subida no mesmo período do $MENGO, o Fan Token do clube que registrou uma alta mensal de mais de 300%, chegando a ser negociado por cerca de 1,06 dólares no início de setembro, ou seja, quase 6 reais cada, segundo análise do site de monitoramento de mercado, CoinMarketCap.
Apesar da tal “coincidência” que liga o Flamengo com seu ativo digital, de acordo com especialistas não é possível cravar que tal alta da “Criptomoeda” $MENGO, esteja ligada exclusivamente ao desempenho do time.
Isso porque, assim como o Fan tudo rubro negro, outros fan tokens de outras equipes ao redor do Brasil e do mundo, também apresentaram alta nos últimos dias, o atrela de forma mais concisa com a alta do CHZ (Chillz), Criptomoeda por trás da Blockchain que se baseia os Fan Tokens da rede Socios.com.
Fan Token do Flamengo
Lançado em outubro de 2021, o $MENGO, Fan Token do time de maior torcida do Brasil, estreou através de uma parceria do time e a Socios.com, plataforma que lidera de forma disparada o mercado de produção de Criptomoedas Utilitárias, ou popularmente conhecidas como ‘Fan Tokens’.
Com um projeto que em quase um ano já possui cerca de 3,3 milhões de dólares de capitalização, o MENGO ocupa a 1079ª posição do ranking de cripto ativos de acordo com o CoinMarketCap.
Apesar da alta recente, a melhor fase do ativo aconteceu quando começou a ser negociado, após bater uma mínima impressionante de 13,51 reais Inicialmente, que saltou para 24 reais no fim do dia, sendo o 2° Fan Token mais rentável da época, atrás apenas do ativo do Arsenal, da Premier League.
O Flamengo ao lado do Atlético Mineiro foi um dos pioneiros na introdução das Criptomoedas Utilitárias no futebol brasileiro. Investimento esse que hoje, já está presente na grande maioria dos times da Série A do Brasileirão, sendo a Socios.com líder do segmento, seguida da turca bitci, que vem crescendo de forma exponencial principalmente dentre os clubes de menor expressão, que porém, contam com grande engajamento da torcida.
Quanto ao redor do mundo, existem destaques a se destacar que incluem Barcelona, Paris Saint-Germain, Juventus, Milan, Atlético de Madrid, Manchester City, Inter de Milão e Arsenal, que são exemplos de sucesso dessa nova empreitada de “Sócios Torcedores”.