Anunciado desde o ano passado como uma versão de outro esporte do NBA Top Shot, o NFL All Day enfim foi lançado.
Desde o dia 18 de agosto no ar, a mais nova produção da rede de criação de NFTs Dapper Labs, anunciou a plataforma onde estarão todos colecionáveis na forma de tokens não fungíveis (NFTs) totalmente licenciados pela NFL, maior liga de futebol americano do mundo.
Assim como aconteceu com o NBA Top Shot, o NFL All Day passou por uma série de testes de popularidade e internos para sair da mais perfeita forma e seduzir os Cartolas da NFL para que em acordo liberassem os direitos da liga, tanto para a utilização da logomarca, quanto também para utilizar das imagens de todos os jogadores e franquias da liga.
Tanto que, o lançamento que deveria ser feito no final de Fevereiro, acabou rolando apenas no meio de agosto.
Isso porque, tais testes privados em sua fase beta foram gradativamente adicionando elementos e melhorias visando a atratividade quanto a mais usuários, o que acabou custando meses.
Assim como é no Fantasy da NBA, no da NFL os NFTs mantém o esquema e design de destaques em forma de vídeo, que passam pelo processo de tokenização para enfim serem tratados como ativos digitais/NFTs.
O sucesso dos Fantasy Games da Dapper Labs
Desde o início de 2020 no mercado, NBA Top Shot foi a primeira iniciativa envolvendo esportes e Tokens Não Fungíveis no mercado web3, e a mesma, foi uma das grandes responsáveis por difundir os NFTs quando ocorreu o boom dos ativos digitais no início do ano passado.
De acordo com dados do site especializado ‘CryptoSlam’, até os dias de hoje, o NBA Top Shot gerou cerca de 1 bilhão de dólares em volume de negociação, na cotação atual, mais de 5 bilhões de reais.
A meta da Dapper Labs mesmo que em meio a uma crise cripto, é de que o NFL All Day atinja uma métrica se não igual, próxima a do “irmão” de Fantasy.
Apesar disso, os executivos da DL apontam que mesmo que o design de ambos os jogos sejam parecidos, a premissa e a forma da qual lidaram com os projetos serão diferentes, até porque, querendo ou não o público é outro, devido a diferença do esporte.
Apesar disso o Fantasy Game da NFL, não fugiu do sucesso, e segundo dados da Dapper Labs, atraiu mais de 200 mil clientes apenas na pré venda, que servia como uma espécie de garantia de certas NFTs e participação dentro do período de beta privado.
Astro da NFL será garoto propaganda do Fantasy Game
Diferente do NBA Top Shot, o NFL ALL Day contará pelo menos inicialmente, com um fator determinante para impulsionar o marketing do projeto.
Isso porque, a Dapper Labs toruxe quarterback do Kansas City Chiefs e hoje um dos principais nomes da liga, Patrick Mahomes, para ser o garoto propaganda do Fantasy.
Draftado em 2017, Mahomes já colocou seu nome na história do esporte, e já conquistou o Super Bowl.
O mesmo inclusive já teve sua própria peça de NFT produzida. Criada na rede Ethereum, a peça foi vendida por 2 milhões de dólares.
Em anúncio da parceria, Dave Feldman, vice-presidente de marketing da Dapper Labs, afirmou que Mahomes era uma escolha “natural”, visto seu já envolvimento com projetos de NFT.
“Ele é apenas uma escolha natural. Honestamente, é tão bom trabalhar com ele. Ele entende completamente Web3 e NFTs e adora NFL All Day”, contou Feldman.