Gigante das Criptomoedas estreia campeonato mundial de Xadrez

Patrocinado pela gigante das Criptomoedas FTX, o campeonato mundial de Xadrez online, o FTX Crypto Cup, terminou na semana passada, e marcou a história de um dos mais antigos “esportes” do mundo.

Tendo a lenda norueguesa do xadrez Magnus Carlsen como o grande campeão, a terceira edição do torneio que teve seu início em 2020 foi novamente um sucesso.

Acompanhado por mais de 115 milhões de espectadores desde 2020, a FTX Crypto Cup deste ano terminou com o maior número de espectadores, que chegou a mais de um milhão de visualizações na final entre Magnus e a promessa indiana de apenas 17 anos Rameshbabu Praggnanandhaa.

A copa tem como objetivo além de premiar e colocar frente a frente as mentes mais brilhantes do xadrez, expandir o mercado desse esporte e popularizar o jogo tão complexo de a séculos está presente na humanidade.

Disputado de forma totalmente remota, as estrelas tiveram de enfrentar além dos adversários, o desafio dos fusos horários, já que claro, as partidas eram disputadas ao vivo.

Como funciona a FTX Crypto Cup

Apresentando um formato diferente na disputa de xadrez, além de claro, ser disputado remotamente, a FTX Crypto Cup trouxe essa fórmula de no maximo 15 minutos por jogo, onde existia também outro limite imposto, agora em cima do limite de jogadas, que normalmente podem durar até dias para serem resolvidas pelos jogadores, só que nesse caso, deviam acontecer em 10.

O torneio em si separou todos os jogadores em 6 torneios de xadrez rápido online chamados de “Regular”, com uma outra categoria com menos candidatos, chamada de “Major”, essa separada em 3 torneios espalhados ao longo da temporada.

O Regular contou com 16 jogadores ao total, em uma rodada preliminar e, em seguida, com apenas 8 se qualificando para o mata-mata, até chegar ao campeão.

Nos Majors, o formato é bem mais simples, com todos os 8 jogadores jogando uns contra os outros, com aquele que obtiver a melhor pontuação se sagrando campeão da categoria.

A FTX Crypto Cup funcionou com dois torneios Regulares seguidos por um Major com o padrão repetido até que todos foram concluídos.

O orêmios em dinheiro ficou disponível para cada uma das disputas, no entanto, o valor máximo foi para aquele que terminou no topo da tabela de classificação do Tour, ou seja, Magnus Carlsen.

Carlsen já entrou no torneio sendo um dos favoritos ao título, já que o norueguês de 37 anos é um dos maiores nomes da história do xadrez, sendo homenageado inclusive numa das séries de maior sucesso da Netflix, ‘O gambito da rainha’, que trata exatamente do xadrez.

Agora 4 vezes campeão mundial, o título não veio de maneira fácil, já que o jovem indiano Praggnanandhaa conseguiu vitórias sobre Carlsen que levaram o confronto para uma disputa derradeira, essa, enfim sagrando o europeu como campeão.

Valor do prêmio da FTX Crypto Cup

Devido ao patrocinio da FTX, a Crypto Cup se transformou no torneio de xadrez que mais distribuiu dinheiro na história do jogo.

Com um prêmio de 1,6 milhões de dólares (7,5 milhões de reais), o Tour marcou história e ajudou a levar o xadrez aos holofotes.

CONTINUE LENDO

COMPARTILHE

MAIS LIDOS