Queda das Criptomoedas pode dar prejuízo bilionário para a Premier League; Confira

Próxima de anunciar um dos maiores contratos de patrocínio de sua história, a Premier League, deve acabar com um prejuízo bilionário devido a grande queda no mercado das criptomoedas.

Alguns meses atrás, a Football Association, responsável por gerir a Premier League, aceitou enfim abrir suas portas para o mercado de tokens não fungíveis (NFTs), logo de cara com uma grande parceria com a Sorare, empresa responsável por um dos Fantasy Games mais bem sucedidos do mundo.

No entanto, o Inverno Cripto não recuou, e brecou as expectativas de imediato acordo entre as partes, evitando que um possível fluxo de caixa de 400 milhões de libras (3 bilhões de reais) entrasse nos cofres da organização futebolística.

Além da Sorare, mais três grandes empresas de produção de NFTs disputavam pelos direitos de produção de tokens da Premier League, sendo elas a Candy Digital, ConsenSys e Dapper Labs. Todos os acordos foram recuados, pelo mesmo motivo do qual a Sorare, que estava mais próxima, também se afastou.

No entanto, em março, surgiu uma informação que foi circulada pela mídia britânica, da qual dizia que os clubes da primeira divisão inglesa haviam aprovado a parceria com a ConsenSys, na qual previa a produção de NFTs oficiais com base em estáticas nas equipes e jogadores da Premier League, resultando na criação de mais um grande mercado de cartões colecionaveis digitais, no mesmo estilo da Sorare ou NBA Top Shot.

A confirmação desse acordo era para ter sido feita durante a janela de verão do mercado europeu, que acontece entre julho e agosto. No entanto, quase dois meses depois, mais nenhuma informação quanto a assinatura deste contrato voltou a aparecer.

Algumas suposições circularam na mídia, e um dos maiores jornais britânicos, o ‘The Sun’, chegou a apresentar uma informação de que a ConsenSys, devido a todo o colapso do mercado de cripto ativos, não poderia mais se comprometer com os valores inicialmente propostos, divulgados quando as negociações tiveram início, ainda no ano passado.

Premier League e sua relutância quanto a NFTs

Contando com uma história marcada por pioneirismo tecnológico e sendo considerada uma das ligas esportivas que mais investe em inovações, principalmente voltadas para o entretenimento, a Premier League foi muito relutante quanto a adoção de NFTs na liga.

Mesmo durante todo o boom do assunto que ocorreu no ano passado, a liga inglesa foi cautelosa ao adotar qualquer uma das recentes novidades web3.

A Premier League foi na maré contrária de outras grandes ligas do futebol europeu, que fazem parte do chamado grupo das “5 Grandes Ligas”, compostas pela Série A Italiana, Bundesliga, LaLiga, Ligue 1 e a própria Premier League.

Dessa lista, a Bundesliga e a LaLiga já estão muito avançadas quanto a adoção de NFTs, tendo parcerias oficiais inclusive, com a própria Sorare, que fez proposta pela Premier League.

Esse tal crescimento de outras ligas no meio foi tratado como um impulso para a entrada enfim da Premier no meio web3, que no entanto, segue brecado esperando pelo melhor momento em um mercado ainda incerto.

CONTINUE LENDO

COMPARTILHE

MAIS LIDOS