A paixão pelos esportes e as NFTs finalmente se encontraram e já a algum tempo formam uma parceria de sucesso. Não só por grandes atletas dos mais variados esportes comprarem peças milionárias, como Neymar, LeBron James, Stephen Curry, e também declararem seu apoio a essa nova era, mas sim, muito por conta tokens não fungíveis diretamente ligados a esportes, que podem ser adquiridos pelos apaixonados.
Só em 2022, os NFTs já movimentaram cerca de 12 bilhões de dólares, números próximos do que se fatura em esportes como o futebol. A ascensão de uma figura monetária ao lado de uma prática já consolidada foi a fórmula do sucesso encontrada por diversas marcas do ramo das exchanges.
De jogos play-to-earn até NFTs com intuito apenas de trade, os esportes entraram pra ficar na web3 e a prova disso são os 5 tokens a seguir:
Confira os 5 melhores NFTs esportivos
Sorare
O esporte mais popular do planeta, óbvio que seria um dos pioneiros do segmento de tokens não fungíveis. A Sorare é uma plataforma de coleta de NFTs, focada no futebol, que aposta no gênero Fantasy Game.
Os jogadores podem conseguir cartas que são as próprias NFTs dos games, que podem ser negociadas dentro do jogo com cripto ativos.
A Blockchain baseada em Ethereum surgiu em 2018 e atualmente fatura bilhões em lucros anuais, tendo como parceiros grandes jogadores como o campeão da Copa do Mundo pela França, Antoine Griezmann e o zagueiro da seleção espanhola e do Barcelona, Pique.
Socios
Criadores dos famosos Fan Tokens, a Socios é outra gigante do mercado de NFTs e criptomoedas do mundo do futebol.
Responsável pela criação dos tokens não fungiveis de times como Flamengo, Corinthians, Atlético-MG e Manchester City, a marca é referência no segmento que promete ser o futuro da conexão entre torcida e clube.
NBA Top Shot
Seguindo o estilo de fantasy game, assim como a Sorare, porém, voltado para o basquete, o NBA Top Shot é também um dos maiores nomes do segmento de NFTs.
Os cards com habilidades e raridades que podem ser trocados dentro da plataforma de Blockchain, desde sua criação mantém o ‘hype’. As cartas mantém uma média de custo de 68 mil dólares, muito alta em comparação a qualquer outro game do gênero.
NFL All Day
Da mesma criadora do NBA Top Shot, o NFL All Day mantém a premissa do fantasy game, só que envolvendo o futebol da bola oval.
Assim como o game de basquete, o NFL All Day gera muito lucro anual, tendo como recorde um card de LeBron James, em sua época de calouro na faculdade, jogando futebol americano, vendido por 230 mil dólares (1,1 milhões de reais).
MLB Champions
Um dos mais antigos mas também menos populares NFTs de esporte, o MLB Champions foi lançado em 2018 e descontinuado em 2020.
Os tokens eram os jogadores no estilo ‘bubble’, em poses e uniformes variados.
As peças podem ser encontradas em mercados alternativos de NFTs e criptomoedas, sendo vendida em um preço muito acessível comparado ao resto do segmento, cerca de 17 dólares, ou, 80 reais.