Conheça o Marketplace de NFTs focado em Atletas Femininas

Visando a expansão e a inclusão de mulheres tanto no âmbito do esporte como na web3, a Parity, empresa de patrocínio online, está criando o primeiro marketplace de NFTs totalmente voltado às categorias femininas de esportes.

A iniciativa foi criada em paralelo ao mundo dos esportes que de forma predominante é ocupado por homens, tendo assim a expectativa de mudar esse panorama trazendo os mesmos direitos dados ao gênero masculino.

A margem foi feita em cima de uma estatística de 2020 da qual mostrava que a representatividade do esporte feminino era de 7%. O que por incrível que pareça é um grande passo, já que em 2011, essa porcentagem era de menos de 1%.

Sendo assim, a inclusão das mulheres atletas no NFT se mostra mais uma afronta onde os homens também estão de forma predominante. Tendo esses os principais ativos de NFT ao seu lado, como é o caso de Sorare e NBA Top Shot, por exemplo.

O argumento usado para justificar o início do projeto, atrelado a estudos que teorizam a tendência do crescimento do interesse em esportes femininos, traz à tona uma possível grande popularidade futura da coleção da Parity, que já conta inclusive com parcerias para o Marketplace.

Lançado em colaboração com a network de projetos em NFT, Aventus, a iniciativa da Parity se subsidia na VereNFT, rede compatível com o segundo token mais valorizado do mundo, o ETH (Ethereum).

Desde janeiro em funcionamento, os tokens não fungiveis (NFT) contam com mais de 700 atletas divididas em 40 esportes diferentes dentro do marketplace, que se iniciou com um leilão e hoje tem seu próprio mercado.

Em anúncio na época do lançamento do projeto, o co-fundador da Parity, Minji Ro, comentou sobre a iniciativa benéfica para o universo feminino, assumindo que o assunto não deve ser tratado somente como apenas uma possível reflexão tardia.

“O Parity NFT Marketplace pela primeira vez colocará mulheres atletas na vanguarda da tecnologia, negócios e esporte, em vez de tê-las como uma reflexão tardia muito comum”, analisou Minji.

O cartola da empresa ainda falou sobre a parceria com a Aventus, anunciando um projeto ambicioso pela frente.

“A equipe da Aventus compreendeu o escopo ambicioso de nossa visão desde o início e seu conhecimento técnico é inigualável. A coleção Parity Legends é um começo emocionante para nossa colaboração”, completou.

Papel das mulheres nas NFTs Esportivas

Presentes apenas de forma randomizada e selecta, as NFTs baseadas em esportes femininos não tem a força que é enxergada como merecida no mercado. A estratégia de colocá-las junto a outras coleções que majoritariamente estão ocupadas por homens não é bem vista na comunidade de mulheres investidores, que clamavam por uma iniciativa específica, e conseguiram.

Diversas das maiores exchanges e Blockchains de NFTs que tem como o esporte em foco estão começando um processo de inclusão de mulheres em cargos de chefia e relevância para trazer o ponto de vista necessário para entrar nesse mercado.

Um desses exemplos é o da maior linha de ativos digitais colecionáveis de futebol do mundo, a Sorare, que recentemente fechou acordo com Serena Williams, para ser a conselheira e porta voz de projetos para o esporte Feminino.

Outro grande nome que também sai na frente quanto aos esportes femininos é o NBA Top Shot, que recentemente incluiu cartas/NFTs da WNBA, a liga de basquete feminina mais importante do mundo.

O único grande nome que ainda sai atrás no quesito de inclusão é a exchange de Fan Tokens, Socios.com, que até agora não criou nenhuma iniciativa voltada para o público feminino, enquanto no futebol masculino, estando o brasileiro inclusive, já patrocina 90% das grandes equipes.

CONTINUE LENDO

COMPARTILHE

MAIS LIDOS