Em casa, Taubaté enfrenta o Villa Ballester em busca do quinto título do Pan de Clubes
Torneio terá final entre Brasil e Argentina; Pinheiros disputa o bronze
Da Redação, Santo André (SP) – Diante de sua torcida, o Taubaté vai em busca do quinto título do Campeonato Pan-Americano de Clubes de Handebol. A decisão, que acontece neste domingo, às 17h, no CEMTE, será contra o Sociedad Alemana de Gimnasia de Villa Ballester (ARG), que disputa o troféu pela primeira vez.
No sábado, o time da casa foi o primeiro a assegurar a vaga no duelo decisivo. Depois de uma etapa inicial mais equilibrada (17 a 13), a equipe dominou completamente o jogo e selou a vitória sobre o Club Ferro Carril Oeste, da Argentina, por 32 a 19.
“Para nós já é uma satisfação enorme só estar na final, a sexta consecutiva. É um feito muito importante, mas falta um degrau a mais. Teremos um jogo complicadíssimo neste domingo. Agora é estudar o adversário e nos prepararmos para a final”, afirmou o técnico Tatá.
O sistema defensivo foi a principal arma da equipe brasileira. O goleiro Maik Santos foi eleito o melhor atleta da partida.
“Aprendi na vida que ninguém ganha nada sozinho. Esse grupo está fechado. Só nós sabemos o que passamos fisicamente e psicologicamente. A defesa me ajudou muito, sem ela eu não teria sido escolhido o melhor, por isso dedico esse prêmio aos meus companheiros”, afirmou.
Na outra semifinal, o Villa Ballester ganhou do Pinheiros, por 26 a 25, após uma partida disputada do começo ao fim, o time argentino estava perdendo no primeiro tempo por 15 a 14. Depois da partida, muito emocionado, o jogador Andrés Kogovsek, de 44 anos, celebrou a classificação como se fosse um título. “É a primeira vez que vou jogar uma final pan-americana na vida. Não tenho palavras”, afirmou ele, que fez quatro gols.
O Pinheiros volta à quadra do CEMTE neste domingo, às 15h, para enfrentar o Club Ferro Carril Oeste na disputa da medalha de bronze. Antes, às 13h, BM Ovalle (CHI) e Alberta Team Handball (CAN) jogam para definir quem ficará em quinto e sexto lugares. O Londrina, que perdeu dos chilenos no sábado por 35 a 27, aguarda o resultado do jogo de amanhã (27), entre BM Ovalle (CHI) e Alberta Team Handball (CAN), para saber a sua classificação.
Confira a tabela do torneio:
23/05
16h – Club Ferro Carril Oeste (ARG) 32×26 Londrina (BRA)
18h – Pinheiros (BRA) 56×10 Alberta Team Handball (CAN)
20h – Taubaté/FAB/Unitau (BRA) 40×14 Ovalle (CHI)
24/05
16h – Alberta Team Handball (CAN) 20×25 Club Ferro Carril Oeste (ARG)
18h – BM Ovalle (CHI) 21×33 Sociedad Alemana de Gimnasia de Villa Ballester (ARG)
20h – Londrina (BRA) 24×36 Pinheiros (BRA
25/05
16h – Alberta Team Handball (CAN) 22×29 Londrina (BRA)
18h – Pinheiros (BRA) 25×25 Club Ferro Carril Oeste (ARG)
20h – Taubaté/FAB/UNITAU (BRA) 26×17 Sociedad Alemana de Gimnasia de Villa Ballester (ARG)
26/05
Disputa do quinto ao sétimo lugares
14h – Londrina 27×35 BM Ovalle (CHI)
Semifinais
16h – Taubaté/FAB/UNITAU 32×19 Club Ferro Carril Oeste (ARG)
18h – Pinheiros 25×26 Sociedad Alemana de Gimnasia de Villa Ballester (ARG)
27/05
Disputa do quinto lugar ao sétimo lugares
13h – BM Ovalle (CHI) x Alberta Team Handball (CAN)
Disputa do bronze
15h – Pinheiros x Club Ferro Carril Oeste (ARG)
Final
17h – Taubaté x Sociedad Alemana de Gimnasia de Villa Ballester (ARG)