Brasil inicia disputa da Presidents Cup do Mundial Feminino
Equipe, que não se classificou para as oitavas, enfrenta Camarões neste domingo (10)
Leipzig (GER) – O Brasil inicia neste domingo (10) a disputa da Presidents Cup do Mundial Feminino de Handebol, em Leipzig, na Alemanha. A etapa conta com oito equipes e define as colocações de 17° a 24°. As brasileiras irão enfrentar Camarões às 11h (horário de Brasília).
Caso passe pelas africanas, o Brasil irá encarar o vencedor de Polônia e Angola já na segunda-feira (11) em busca do 17° posto, caso contrário, pega o perdedor do mesmo confronto.
O Mundial da Alemanha tem sido um grande teste para o time do Brasil que vive um novo momento neste início de ciclo olímpico. Com um comando diferente, o do espanhol Jorge Dueñas, medalhista olímpico de bronze com a Seleção Espanhola em 2012, além de mudanças na equipe com a saída de várias atletas veteranas, o grupo jovem tem feito um bom trabalho e com boas perspectivas de evolução.
Mesmo consciente do momento de renovação que vive, a não classificação para as oitavas de final exigiu forças da equipe para a sequência do campeonato. “Temos que fazer estes dois jogos que vêm agora com a máxima seriedade e encará-los com a ambição de fazer dois bons jogos e vencer. Já falamos muito sobre isso, de que precisávamos terminar o Mundial de uma forma positiva e não sair coma sensação de que havia sido tão negativo. E, quero que as jogadoras entendam que esse é um trabalho de futuro e esses jogos são igualmente importante para isso e também porque estamos representando o Brasil”, ressaltou o técnico da Seleção.
Ele acredita que as adversárias de amanhã podem exibir bastante do Brasil, sobretudo porque têm uma boa capacidade física. “Camarões é uma equipe muito física, com arremessos fortes e com diferentes possibilidades defensivas. Temos que procurar não cair na precipitação que elas tentam provocar na equipe adversária.”
Ainda pela Presidents Cup, Angola e Polônia jogam às 8h30 (Brasília), assim como Paraguai e Argentina. Tunísia e China se enfrentam às 11h.
Programação e resultados
Primeira fase – Grupo C
Sábado (02/12)
Rússia 36 x 16 Tunísia
Brasil 28 x 28 Japão
Dinamarca 24 x 31 Montenegro
Domingo (03/12)
Tunísia 22 x 23 Brasil
Montenegro 23 x 24 Rússia
Japão 18 x 32 Dinamarca
Terça-feira (05/12)
Montenegro 28 x 29 Japão
Rússia 24 x 16 Brasil
Dinamarca 37 x 19 Tunísia
Quarta-feira (06/12)
Rússia 29 x 28 Japão
Tunísia 23 x 29 Montenegro
Brasil 20 x 22 Dinamarca
Sexta-feira (08/12)
Japão 31 x 13 Tunísia
Brasil 23 x 23 Montenegro
17h30 – Dinamarca x Rússia
Presidents Cup
Domingo (10)
11h – Brasil x Camarões
Seleção Feminina
Goleiras – Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria) e Mayssa Pessoa (Rostov Don-Rússia).
Armadoras – Deonise Fachinello (CS Magura Cisnadie-Romênia), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO-Hungria), Karoline Souza (Vaci NKSE-Hungria) e Patrícia Batista da Silva (Thuringer-Alemanha).
Centrais – Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov Don-Rússia), Danielle Jóia (Pinheiros-SP) e Patrícia Matieli Machado (Vistal Gdynia-Polônia).
Pontas – Dayane Pires da Rocha (São Bernardo/Unip-SP), Jéssica Quintino (HC Odense-Polônia), Mariana Costa (CS Magura Cisnadie-Romênia) e Samira Rocha (Kisvarda Master Good-Hungria).
Pivôs – Lígia Costa (Pogon Szczecin-Polônia), Tamires Anselmo Costa (Pinheiros-SP) e Tamires Morena-(Larvik Handball Klubb-Noruega).
Comissão técnica
Técnico: Jorge Dueñas
Supervisor: Álvaro Herdeiro
Assistente técnico: Cristiano Rocha
Auxiliar técnico: Sérgio Graciano
Médica: Pauline Buckley
Fisioterapeuta: Marina Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri